Os porcos, como outros animais, precisam de se manter física e mentalmente activos e saudáveis durante o seu crescimento. Por isso, dependem dos humanos para lhes proporcionarem as condições de alojamento e os materiais necessários para se desenvolverem de forma adequada. Para gerir uma exploração porcina (quinta de porcos), é muito importante entender as necessidades dos porcos e estar consciente das possíveis situações de nervosismo por que podem passar em diferentes momentos das suas vidas.
A maior parte dos porcos na UE são criados no interior. Reconhece-se que são necessárias condições diferentes de alojamento e alimentação consoante a fase da vida do porco. Por exemplo, os porcos acabados de nascer e as suas mães têm necessidades diferentes das dos varrascos adultos e completamente desenvolvidos – como é habitual, os bebés precisam de ser tratados de forma diferente dos adultos. Por isso, os porcos são mantidos em diferentes grupos na quinta, de acordo com as suas idades e necessidades.
Os porcos devem poder ter uma vida activa, com muito com que se ocuparem e condições apropriadas para viverem. As necessidades básicas de um porco são:
- Alimento e bebida: Em todas as fases das suas vidas, os porcos necessitam de uma provisão adequada de água e de uma dieta equilibrada. Nos dias a seguir ao nascimento, os leitões necessitam do leite das mães, que contém uma substância especial denominada colostro, para os proteger de doenças. Depois de serem desmamados e na fase adulta, os porcos têm de receber a quantidade adequada de alimentos ricos em energia e fibras para satisfazer as suas necessidades. Os porcos têm também outras necessidades, incluindo a liberdade para remexer e explorar. Esta necessidade consiste no hábito de enfiarem o focinho em materiais como a palha ou lascas de madeira e reflecte a forma como o porco procuraria alimento se vivesse em liberdade.
- Sono: Os porcos necessitam de dormir bem para desanuviarem e evitarem o nervosismo. Muitas vezes, preferem dormir na companhia de outros porcos.
- Interacção social: Os porcos são animais sociais e gostam de viver em grupos, interagindo uns com os outros de uma forma amigável. Contudo, se juntarmos de repente porcos que não estejam habituados uns aos outros, isso pode fazê-los ficar com medo e torná-los agressivos.
- Brincar: Os porcos são muito curiosos e têm uma tendência natural para explorar. Por esse motivo, necessitam de materiais (como a palha) para brincar e muito espaço para se movimentarem.
- Exercício: Tal como acontece com a maior parte dos animais, os porcos são mais saudáveis se puderem movimentar-se e tiverem actividade física.
- Limpeza: Os porcos são animais limpos (apesar da imagem comum que temos deles!) e necessitam de manter o corpo livre de substâncias prejudiciais. Os porcos devem poder coçar-se ou rebolar-se em água ou lama, e terem uma zona sanitária separada da zona onde vivem normalmente
O Ciclo de Vida de um Porco
O período de gestação (tempo de gravidez) de uma porca é de aproximadamente 112 a 115 dias, e o tamanho
normal de uma ninhada anda à volta dos 11 leitões. É uma grande família! Os leitões nascem numa "gaiola de parto", onde permanecem durante 21 a 28 dias após o nascimento, mamando o leite da mãe.
Depois de serem desmamados, os leitões passam para uma gaiola diferente e são misturados com porcos de outras ninhadas num alojamento especialmente concebido para leitões desmamados. Aqui, é necessário um cuidado especial, uma vez que é frequente os leitões ficarem nervosos com as mudanças de alimentação e ambiente.
Passadas cerca de 5 semanas, quando os leitões atingem um determinado peso (cerca de 30 kg), voltam a ser levados para um novo alojamento para poderem ter espaço para completar o seu crescimento. Em geral, os porcos crescem até cerca dos 90 kg a 160 kg. Nas suas novas gaiolas, os porcos têm muitas vezes de se misturar com outros porcos de ninhadas diferentes, uma vez que são divididos com base no peso. A pessoa encarregada dos porcos nesta fase tem de os observar atentamente para assegurar que há espaço suficiente para cada porco, que não há brigas entre os companheiros da nova gaiola e que existem materiais suficientes para brincarem. Uma boa higiene, pavimento adequado, um sistema de estrume organizado e o tratamento cuidadoso dos porcos são também aspectos muito importantes para assegurar a saúde e o bem-estar destes.